Prova de filosofia, Breno Souza um filosofo |
Por incrível
que pareça, isso é uma prova. Vejamos:
1- Liberdade
significa o direito de agir segundo seu livre arbítrio de acordo com sua
própria vontade. A liberdade é um
conceito utópico, uma vez questionável se realmente os indivíduos tem a
liberdade que dizem ter, se com a mídia ela realmente existe, ou não. Você concorda com esse raciocínio? Você se
sente livre?
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A definição
de liberdade faz uma ligação entre livre arbítrio e a vontade. O ato de agir se
faz com a consciência do indivíduo da liberdade em si mesma, pois ele não
estiver livre para pensar o mundo em sua volta, o "cogito"se faz com
o elemento do "ego". A premissa desencadeia o seu aniquilamento por
si mesmo, pois se ela é um ato de descobrir meios para um objetivo, ela não
pode ser uma utopia (sonho irrealizável). Mesmo com a mídia vigente disseminando
ordens estéticas e ideologias dominantes do senso comum, ainda sim, o sujeito
pode escolher qual a melhor maneira de desenvolver sua vontade. De certo que a
formulação da questão está errada e erro esta do modo apresentado do ato da
vontade que desperta a consciência daquilo que se torna seu objetivo, e se
tornar uma utopia. .
Assim o
aluno responde:
"Não
concordo, até o porque eu nem li! Eu
poderia está em casa agora jogando vídeo game, poderia estar na
praça, na quadra, poderia estar no
computador mexendo no Facebook, mas não, estou preso em uma sala de aula contra
a minha própria vontade, onde um professor de filosofia está dizendo sobre a
liberdade. ..kkkk sério isso? Eu preso contra a minha própria vontade e você
ainda pergunta se ainda me sinto livre?
Quanta ironia!"
Na visão do
menino não há liberdade sem se sentir liberado de sua prova. Uma ironia que foi
irônica ao cinismo do ensino de filosofia, se deseja lógicas, seja professor de
matemática. Temas filosóficos como esse, como liberdade, como um subjetivo
humano e não há uma resposta lógica para isso. Tem a ver com o sentimento, com
o íntimo, com a consciência. Cada consciência opera como condutor para formar
os conceitos de cada objeto. Para mim querer sentar em uma cadeira, por
exemplo, tenho que pegar o que ela significa em meu intimo para o pensamento
virar ato, antes disso não há nenhuma consciência antes desses valores. O Breno,
simplesmente colocou seu ponto de vista que seus valores necessitavam naquele
momento respondendo o que o próprio professor perguntou “você se sente livre?”.
Apenas colocou que não, que não se sentia.
Liberdade não
pode ser tratada como uma teoria e sim, a pratica para o ato de agir conforme
sua vontade, mas a escola fica restringindo o livre pensar. Isso é uma aula de
filosofia, estamos analisando uma questão de liberdade e o professor tem
critérios completamente, arcaicos e fora da proposta da própria filosofia. O filosofar
é ousar sair da sua “mesmice” de pensar por si sair do modo operante de pensar
como a maioria, falar como a maioria, ouvi musicas como a maioria. O professor
erra porque não ousou dar um 10 para o menino, errou porque seu pensamento
atrelado em sua pequenez, não fez o que qualquer filosofo poderia fazer,
pensar.
Amauri Nolasco
Sanches Junior - filosofo, técnico de informática
e publicitário