quarta-feira, maio 07, 2014

Face Noticias Populares book









Toda unanimidade é burra.
Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar.

Essa frase do escritor Nelson Rodrigues é muito expressiva nos dias de hoje. Por que digo isso? Por causa das (boatarias) por ai que vem se alastrando nas redes sociais, aconteceram varias tragedias e um monte de coisas que eram brincadeiras de mal gosto ou para desmoralizar mesmo. Mas, como disse a frase, quando seguimos sem pensar ai só sairá coisa que não deve sair e mensagens que podem levar até a morte da mulher inocente, ou, levar boatos que não são verdadeiros. Começou semana passada com o ato Roberto Boleños (que fez o seriado Chávez) e terminou com uma suposta demissão  de um funcionário em um shopping a mando do comediante Renato Aragão. Pelo que eu vi, bater no peito e dizer que é cristão é uma faixada, na verdade, nossa sociedade está experimentando a mais alta barbárie. Porque estão inseguros, estão com medo de serem mortos, estão com medo de serem rejeitados e julgados, pois na verdade, voltamos a idade média onde se você não idolatra o rei, não idolatra o cristianismo, você é queimado como aconteceu com a mulher linchada. O problema não foi as crianças, não foi não, o problema foi a magia negra que todo “cristão” rejeita.

Mania de nossa cultura e do nosso povo “ouvi o galo cantar e não saber onde o galo canta”, sempre querendo achar desculpas e culpados por atos e escolhas que as próprias pessoas o fazem. Não adianta culpar a Sherahade pelo linchamento, muito antes dela mesmo nascer, tinha esse tipo de coisa na humanidade, só olhar como exemplo a historia de Hipácia de Alexandria e ver que ela foi linchada pelos cristãos mil anos antes que a jornalista nascer. O problema não é o cristianismo em si, mas a manipulação da informação que pode exaltar como pode destruir uma pessoa e quando destrói, é a inveja que impera. Não é a toa que a inveja é um pecado capital, porque trata de querer o que o outro tem e acende nosso lado animalesco, isso que retrata a imagem de Satanás, nosso lado animalesco que Jesus diz “sai de retro Satanás!”. O lado animalesco humano nos faz voltarmos a sermos símios, primatas, onde o mais forte sempre vence e fica como o lider. Mas nosso sistema hierárquico ficou teórico, então o líder ficou o herói, o mais forte fica aquele que todo mundo quer ser, somos símios, então somos imitadores. Mas temos alma, temos espirito, temos algo a mais porque somos guardiões do planeta e não se dermos conta e ficamos inventando inúmeras besteiras.

Ficamos a mercê de más interpretações ou manipulação de informação que pode levar a uma tragedia ou a morte, mas o povo sempre será manipulado. Julio Cesar foi chamado de tirano, ditador por aqueles senadores que eram corruptos e sabiam que ele iria atrapalhar seus planos e o mataram. Só que deram “um tiro no pé” porque Augusto – sobrinho neto de Julio Cesar – simplesmente herdou o titulo e numa guerra, matou todos que mataram seu tio. Isso é manipulação dos fatos e informações que ao longo da história, tentaram e conseguiram manipular a massa para serem a favor ou serem contra. Até pouco tempo se pensava que Alexandre, O Grande, morreu de uma febre misteriosa hoje já se trabalha com a hipótese que ele foi envenenado pelos seus próprios generais e assim, repartiram seu vasto império. Muitos sabem que conforme interesses a informação é dada ou não, é manipulada, números podem ou não serem mudados e isso é fato, informação pode ser distorcida, isso é fato.

Todo homem justo é massacrado por informações caluniosas que possam acabar com sua reputação ou levar ao povo a pedir sua retirada e até a sua morte, foi assim com inúmeros homens e mulheres ao longo de nossa historia. Jesus foi crucificado porque os sacerdotes manipularam a massa, isso podemos até ler no Novo Testamento – tem um historiador norte-americano que afirma que Jesus foi uma invenção romana, mas se fosse seria cidadão romano porque Roma nunca iria admitir um estrangeiro ser seu maior herói – isso é fato escrito, mesmo modificado, mas é fato escrito. Então, fazemos o que Buda Sakiamuni disse, não siga nada sem ao menos averiguar se aquilo vai te trazer algum beneficio.

Amauri Nolasco Sanches Junior