quinta-feira, novembro 13, 2014

Eram humanos terráqueos?







Por Amauri Nolasco Sanches Junior.


Venho pensado muito sobre a origem da vida e tudo que ela representa, mesmo o porque, graças a isso a humanidade floresceu. Então, com os livros que já li, resta algumas duvidas sobre o que a evolução realmente tomou rumos até onde chegamos ou houve alguma interferência. Podem me chamar de maluco ou coisa do tipo, mas sempre pensei que o ser humano não teve uma evolução igual as outras, ou seja, o ser humano se diferenciou dos outros animais por razões que desconhecemos. Claro que alguns vão dizer que viemos de um ramo símia – da família hominoidea – e que tomamos rumos evolutivos além daqueles que nosso organismo modelou. Mas por que somos símios sem pelos? Por que somos racionais, falamos ou expressamos o que sentimos? São duvidas que fazemos dês de quando o mundo é mundo.

Há varias teorias sobre o surgimento do ser humano e isso que o fez sempre avançar em seu desenvolvimento espiritual, cientifico e filosófico. A filosofia em seu sentido mais profundo, surgiu com a pergunta porque tudo existe e porque estamos nesse mundo, vivendo, olhando, sentindo e tendo experiencias simplesmente, únicas dentro de algum proposito. Mas que proposito? Eis que para responder a essa pergunta – porque talvez a cosmologia homérica e nem a interpretação de Hesíodo tivesse explicações o bastante – muitos procuraram ao longo da historia, responder esse tipo de relação entre os seres vivos e a realidade aonde estamos reunidos. Para o grego antigo, a água (hidros) é um elemento primordial dentro da sua mitologia, porque ela salva Gaia (Terra) do fogo. Sendo que realmente, a água esfria a Terra primordial para ela abrigar vida e foi na água, trazida por meteoros, ácidos se juntaram e células foram criadas. Talvez ainda não percebemos, isso é bem importante, que há um simbolismo muito grande dentro da mitologia de muitos povos que hoje, sem sombra de duvidas, há uma grande comprovação que tem sempre as mitologias dentro de seu simbolismo, estavam erradas. De repente vendo que os corpos eram úmidos, vendo uma gama de vida na água, nos rios e nas lagoas, Tales de Mileto, tenha tentado responder a essa pergunta dizendo que a vida veio da água e na água tudo se criou. Talvez, por se tratar de só um fragmento e não conter o resto do raciocínio, Tales faz uma ligação entre a água e os seres vivos porque há uma prova física – todos os seres vivos contem água – existe o simbologismo que a água é algo purificador, é algo que nos liga até o divino em sua mais intima essência. Os egípcios ligavam a água com a morte – dizem que Tales fez uma viagem ao Egito – porque simbolizava o começo de outro período, que toda a sua mitologia, foi produzida dentro dos períodos do rio Nilo.

Os sábio – porque ainda nesse tempo não existia o termo “philosophia – após Tales tentaram responder a origem dos seres a partir dos elementos, ou como do caso do seu discípulo Anaximandro, nós viemos do ser ilimitado, um ser que não haveria começo e nem fim. O ser humano é o único ser – a ter consciência não porque os cetáceos tem também consciência – que percebe ao seu redor e sempre quer ser mais do que é. Essa pergunta de onde veio os seres vivos e o porque eles existem, fazem do ser humano um ser que manifesta o espanto de perceber e tentar decifrar o enigma da vida, o homem enquanto ser racional, deve ter uma origem e um porque essa capacidade toda. Nesse meio caminho para decifrar a pergunta, houve milhares de avanços que possibilitaram e possibilitam, facilidades tecnológicas e tratamentos de muitas doenças. Na verdade há um meio de ir muito mais longe, muito mais perto onde podemos chegar até a origem do ser humano.

No livro O Macaco Nu de Desmond Morris diz que o ser humano é um feto por toda vida, porque essa característica de sem pelo e ter o cranio grande é características do feto de qualquer especie. Mas onde que se teve o elo entre esse momento entre o transformar um primata peludo e transformar em “feto”? Há teorias e hipóteses que remetem em muitas discussões, uma delas é que somos parte de uma civilização extraterrestre que veio por alguma razão – até mesmo espiritual – que colocou seus genes em nosso DNA. Será que são abduzidos para saber como evoluirmos? Alguns ainda vão dizer que esses “homenzinhos” que todo mundo relatam são na verdade a própria raça humana no futuro, que de alguma forma, encontraram um modo de voltar no tempo para corrigir um defeito genético que não permitia se reproduzir naturalmente. Mas o que seriam na realidade? Qual os meios que podemos usar para descobrir o elo entre o homem primitivo e o homem moderno? Sera mesmo que evoluímos a tão pouco tempo? São perguntas que ainda precisam de respostas – mesmo com o grande avanço da ciência – e que vem nos intrigado a seculos. Nem estou dizendo que isso esta certo ou errado, queiram ou não, é um meio para responder a essas perguntas se está certo e é uma realidade, talvez seja uma outras questão.


Os ufólogos, muitos deles, esquecem o lado espiritual porque se a evolução se dá por vias espirituais – isso daria mais ou menos, um livro inteiro – esses extraterrestres teriam uma especie de contato espiritual. E se eles não vieram ajudar a melhorar nosso DNA para fins evolutivos? Resta a duvida. 

Nenhum comentário: